quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Boas Vindas!

Seja bem vindo, querido internauta!

Esse blog foi criado para abrigar conteúdo relacionado à aplicação da LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. 

Você sabe do que ela trata? Ela inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ok, esse é o momento que a maioria das pessoas fica boquiaberta e faz o comentário que nós mesmos fizemos quando nos propusemos a estudar sobre esse tema: mas eu não sabia disso! Nós também não.

Como a maior parte das coisas relacionadas à educação e cultura no nosso país, as informações são como tesouros e potes no final do arco-íris, só encontra quem sabe exatamente o que procura ou tem uma Sra. Sorte. E fica difícil procurar alguma coisa que você não sabe que existe.

Somos, usualmente, ingênuos em nossa formação. Em muitos momentos da nossa vida! Enquanto futuros pesquisadores da Linguagem e professores de Línguas, confiamos nossa formação à faculdade que escolhemos e nos acolheu. Devemos combater essa visão e encarar nosso processo de formação de frente. A universidade é um passo no caminho, não o caminho por si. Devemos abraçar o processo de formação continuada e buscar o conhecimento incessantemente, pois nada é permanente, exceto a mudança, parafraseando Heráclito. 

Aqui você encontrará depoimentos, links, textos e o que mais conseguirmos reunir sobre a formação do profissional de Letras para cumprir a determinação da lei e, especificamente como isso conversa com o Currículo oferecido pela nossa universidade, a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Desejamos a você que nos visita, sorte e perseeverança. E esperamos contribuir de alguma forma na construção do conhecimento. 

Grande abraço,

Grupo de Letras - Pscicologia da Educação - Turma 14 - 2011.2

2 comentários:

  1. Conheci oficialmente essa lei essa semana ao responder o questionário da prova Brasil, onde havia uma pergunta específica sobre ela. No entanto, notei q, qdo eu trabalhei no Estado ano passado, havia uma pressão da direção para criarmos projetos em torno dessa questão (provavelmente pq deveria rolar uma cobrança externa, né?). Enfim, realmente me questiono se essa lei e os projetos criados em torno dela são só para bancar o politicamente correto ou se há realmente uma proposta séria. O fato é que sempre sobra pro professor tirar leite de pedra...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julie!

    Obrigada pela participação e parabéns pelo seu trabalho! :) Sei que seus alunos te amam e que você faz mais do que milagre em sala. Principalmente com as histórias que já ouvi da completa falta de estrutura e violência que você é obrigada a encarar constantemente.

    Não é só nossa formação que nos prepara para o exercício da profissão, mas ela deveria fornecer o básico. O currículo do nosso curso precisa ser atualizado. Tanto o da Licenciatura, quando do Bacharelado.

    Mil beijos e tenho orgulho de ser sua colega de classe e, no futuro, de profissão.

    ResponderExcluir