Confira aqui sugestões da revista Nova Escola de como inserir as questões indígenas no planejamento anual e o que evitar no dia 19 de abril: Cultura Indígena na escola.
E mais!
A matéria "O que (não) fazer no Dia do Índio" é especialmente interessante. Como evitar uma série de estereótipos e preconceitos que costuma invadir a sala de aula.
Aproveite!
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
10 livros sobre histórias indígenas e o Folclore brasileiro
Todos os livros não são o bastante? Nós de Letras concordamos!
Abaixo segue uma lista de 10 livros sobre histórias indígenas e sobre o Folclore brasileiro.
Divirta-se!
Publicado em 4 de maio de 2011 na Educar para Crescer - Biblioteca básica
Autora: Mariana Queen
Literaturas que valorizam as diferenças e a diversidade cultural dos povos indígenas são ótimas pedidas para abordar os conteúdos exigidos pela lei 11.645, que obriga o ensino da história e da cultura indígena nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de todo Brasil. Veja 10 dicas de livros recomendados para pais, filhos e professores sobre o tema. Confira também os sites de alguns dos principais autores indígenas da atualidade: Daniel Munduruku; Olivio Djekupe e Eliane Potiguara.
Nesse livro os escritor e artista plástico Waldemar de Andrade e Silva apresenta lendas e indígenas que marcaram sua convivência de oito anos com indígenas da Região do Xingu, no norte do Mato Grosso. A obra também é ilustrada pelo autor.
2 – Contos e Lendas dos índios do Brasil
Autora: Antonieta Dias
O livro traz diversos contos relacionados à cultura indígena. As crianças vão saber de histórias que poderão ser contadas e lembradas durante toda vida, como “O roubo do fogo” e “Astúcias do Jabuti”.
Plano de Aula - Ensino Fundamental 2 - "Zumbi dos Palmares e a resistência negra"
Precisa de ideias para suas aulas?
Dê uma olhada nesse Plano de Aula para o Ensino Fundamental 2
Tema: Zumbi dos Palmares e a resistência negra
Plano de Aula - Pré-escola - "Influências culturais da África"
Precisa de ideias para suas aulas?
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Tema: Influências culturais da África
Plano de Aula - Ensino Fundamental 1 - "Histórias das brincadeiras indígenas"
Precisa de ideias para suas aulas?
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Tema: História das brincadeiras indígenas
Plano de Aula - Ensino Médio - "Culturas indígenas, colonização e globalização"
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Tema: Culturas indígenas, colonização e globalização
Plano de Aula - Ensino Fundamental 1 - "Diagnóstico inicial sobre comunidades indígenas"
Precisa de ideias para suas aulas?
Dê uma olhada nesse Plano de Aula para o Ensino Fundamental 1
Tema: Diagnóstico sobre comunidades indígenas
Plano de Aula - Ensinp Fundamental 2 - "As causas da dizimação dos indígenas brasileiros"
Precisa de ideias para suas aulas?
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Tema: As causas da dizimação dos indígenas brasileiros
Plano de Aula - Ensino Médio - "A triste saga do povo guarani"
Precisa de ideias para suas aulas?
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Tema: A Triste Saga do Povo Guarani
Plano de Aula - Ensino Médio - "A longa batalha pela igualdade racial"
Precisa de ideias para suas aulas?
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Tema: A longa batalha pela igualdade racial
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Tema: A longa batalha pela igualdade racial
Plano de Aula -Ensino Fundamental 2 - "A história local dos afro-descendentes"
Precisa de ideias para suas aulas?
Dê uma olhada nesse Plano de Aula para o Ensino Fundamental 2
Tema: A História local dos afro-descendentes
Plano de Aula - Ensino Médio - "A cara do Brasil é feita com todas as cores"
Precisa de ideias para suas aulas?
Dê uma olhada nesse Plano de Aula para o Ensino Médio
Tema: A Cara do Brasil é feita de todas as cores
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Povos do Xingu
É muito louvável a inclusão da cultura indígena nas escolas, amparada pela Lei 11645 de 10 de março de 2008. Porém na prática como é corriqueiro neste país as ações são sempre muito diferentes. Como se já não bastasse a expansão da agropecuária e seus ominosos resultados, tais como, a destruição de parte considerável das matas, a extensa cultura de soja e seus resultados maléficos acarretado pelos agrotóxicos, que poluem a floresta envenenam os rios, e consequentemente se torna fatal para os índios.
A migração do índio para as cada vez mais asfixiantes e atraentes cidades, e sua consequência também danosa para a preservação do índio, o repúdio por parte dos jovens dos valores culturais indígenas, substituídos pelos sonhos com objetos de consumo, como carros e motocicletas.
A migração do índio para as cada vez mais asfixiantes e atraentes cidades, e sua consequência também danosa para a preservação do índio, o repúdio por parte dos jovens dos valores culturais indígenas, substituídos pelos sonhos com objetos de consumo, como carros e motocicletas.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
O Navio Negreiro - Castro Alves
O Navio Negreiro - Castro Alves
Trechos declamados por Paulo Autran - com imagens do filme de Steven Spielberg, Amistad.
Leia e ouça o poema na íntegra aqui: avozdapoesia.com.br/castroalves
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
domingo, 20 de novembro de 2011
20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Caixa (2009)
O comercial, de direção de Heitor Dhalia, é baseado na obra "Encontrei minhas Origens", do poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), idealizador do Dia da Consciência Negra.
O poema declamado no vídeo:
"Encontrei Minhas Origens"
Oliveira Silveira (*)
Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros
Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas
Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros
Encontrei
Em doces palavras
Cantos
Em furiosos tambores
Ritos
Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma
Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos
Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.
(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.
"Encontrei Minhas Origens"
Oliveira Silveira (*)
Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros
Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas
Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros
Encontrei
Em doces palavras
Cantos
Em furiosos tambores
Ritos
Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma
Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos
Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.
(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.
Vídeos
Olá!!!
Essa postagem contém o link para nosso canal no Youtube e também indica nosso marcador de vídeos, downloads e conteúdos, ok? Assim fica mais fácil pra você se localizar por aqui.
Clique no marcador Vídeos para ir para nossos vídeos; Download para os possíveis downloads do blog e conteúdos para materiais que podem ser utilizados em pesquisas e em sala de aula.
Espalhando boas ideias! Sobre o vídeo - Nossa Identidadae Africana
Olá!
Encontramos um vídeo muito bacana sobre o Projeto Nossa Identidade Africana, desenvolvido em uma escola do Paraná. O vídeo mostra ações no espaço escolar que possibilitam a reflexão de outros significados do processo histórico-cultural dos povos e nações africanas.
Muito válido como fonte de inspiração para projetos futuros. E outra coisa bacana: você pode baixar o vídeo e usá-lo como recurso!
Assista ao vídeo na nossa página ou entre aqui e baixe o vídeo clicando no ícone pendrive =>
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Matéria na revista Nova Escola - Consciência negra o ano todo
A Nova Escola publicou uma série de textos sobre como abordar as relações etnicorraciais e a diversidade em sala de aula. São diversos textos e idéias para aplicar em sala de aula.
Infelizmente, Letras não possui um artigo exclusivo, mas já dá pra pegar várias idéias de como abordar o tema, sem conferir um ar de lenda, trazendo a realidade para a realidade da sala de aula.
Segue o link para o material: Matéria - Consciência negra o ano toto
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Dica de matéria: 10 passos para o ensino da história indígena, pelo site Educar para Crescer
Matéria muito interessante no site Educar para Crescer da Editora Abril: 10 passos para o ensino da história indígena
Aborda a lei 11.645, sua relevância, aspectos da cultura indígena, como os pais podem identificar o que as escolas estão fazendo para cumprir a lei, entre outras abordagens. Vale a pena conferir.
Sugestões de Leitura: Relações Etnicorraciais e Afrodescendência
Abaixo segue uma relação muito bacana de literatura em relações etnicorracais e afrodescendência sugerida pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Paraná.
Experiências étnico-culturais para a formação de professores
GOMES, Nilma Lino; GONÇALVES, Petronilha Beatriz (Orgs.). Editora: Autêntica
Pesquisadores nacionais e estrangeiros projetam suas interpretações sobre uma questão que está no centro das atenções de grupos de militância, estudiosos e políticos: a diversidade étnico-cultural. Dirigido aos professores e à sua formação, este livro pode auxiliar no debate sobre a educação e os processos de busca de identidade, nos quais estarão sempre presentes as tensões, os conflitos e as negociações entre os semelhantes e os diferentes. Adaptado de: www.autenticaeditora.com.brBantos, Malês e identidade negra
LOPES, Nei Braz. Editora: Autêntica
Este livro reúne elementos históricos sobre a formação do Brasil em seu caráter étnico, identitário e cultural e mostra ao leitor as contribuições dos Bantos nesse processo. Além disso, Nei Lopes estabelece novos parâmetros sobre a relação entre islamismo e negritude. À guisa de seu envolvimento com a resistência cultural negra no Brasil e na África, apresenta ao leitor uma face da história ignorada por grande parte dos brasileiros. Fonte: www.autenticaeditora.com.br
O que é racismo?
RUFINO, Joel .Editora: Brasiliense
"A raça negra tem comportamento psicológico instável e, por isso, não cria civilização." Alguns tentam provar que as diferenças sociais são determinadas por fatores biológicos. Outros explicam que o racismo surgiu da necessidade de justificar à agressão. Seria verdade? Faria o racismo parte da natureza humana? Neste livro, os primeiros passos para a compreensão deste fenômeno universal, suas modalidades e suas implicações sociais. Fonte: www.submarino.com.br
LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.3.2008.
Boas Vindas!
Seja bem vindo, querido internauta!
Esse blog foi criado para abrigar conteúdo relacionado à aplicação da LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Você sabe do que ela trata? Ela inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ok, esse é o momento que a maioria das pessoas fica boquiaberta e faz o comentário que nós mesmos fizemos quando nos propusemos a estudar sobre esse tema: mas eu não sabia disso! Nós também não.
Como a maior parte das coisas relacionadas à educação e cultura no nosso país, as informações são como tesouros e potes no final do arco-íris, só encontra quem sabe exatamente o que procura ou tem uma Sra. Sorte. E fica difícil procurar alguma coisa que você não sabe que existe.
Somos, usualmente, ingênuos em nossa formação. Em muitos momentos da nossa vida! Enquanto futuros pesquisadores da Linguagem e professores de Línguas, confiamos nossa formação à faculdade que escolhemos e nos acolheu. Devemos combater essa visão e encarar nosso processo de formação de frente. A universidade é um passo no caminho, não o caminho por si. Devemos abraçar o processo de formação continuada e buscar o conhecimento incessantemente, pois nada é permanente, exceto a mudança, parafraseando Heráclito.
Aqui você encontrará depoimentos, links, textos e o que mais conseguirmos reunir sobre a formação do profissional de Letras para cumprir a determinação da lei e, especificamente como isso conversa com o Currículo oferecido pela nossa universidade, a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Desejamos a você que nos visita, sorte e perseeverança. E esperamos contribuir de alguma forma na construção do conhecimento.
Grande abraço,
Grupo de Letras - Pscicologia da Educação - Turma 14 - 2011.2
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